Bem-Me-Vi

O pensamento nublado,
o espírito encharcado…
A chuva cai com força
aqui, dentro;
aqui, onde não me conheço;
aqui, onde tudo é segredo…

Mas, lá fora, o vento é brando,
e esta manhã tão azul
não combina com meu pranto.

Tento me abandonar,
sair de dentro de mim,
e caminho devagar,
bem devagarzinho,
para não espantar
esse passarinho
que parece fazer ninho
na árvore que eu plantei.

“Bem-te-vi”, ele revela.
Bem-me-viu esse amiguinho
que decide ser vizinho
num momento tão difícil…

Sento-me ao chão da varanda
olhando para o jardim
e pra esse bichinho tão frágil,
de corpo tão delicado,
de canto tão encantado,
que quase me rouba um sorriso!

Meu Deus! Como posso eu,
em meio à tamanha tristeza,
vislumbrar suavidade,
descobrir tanta beleza?…

Como ouso render-me
ao hiato inevitável
que ao meu pai aponta o chão
e a mim a minha árvore
plena de vida com asas?…

Tudo que me consome,
tudo que me corrói,
em beleza ou fúria,
sabe de cor a natureza.
Eu só sei do mistério.
Eu só sei do que eu não sei…

E eu não sei do nunca mais.

Este céu,
este gorjeio,
as ondas quebrando mansinho,
sem parar,
sem parar,
sem parar…

De janeiro a dezembro
aquele novembro que, eu sei!, voltará…
Pé-ante-pé…  Levezinho,
como as folhas dançam na brisa.

A saudade é passarinho
fazendo ninho
na minha ibirapitanga…

ju rigoni (Para Amyl, meu pai. 1913-2001)

Visite também Fundo de Mim II e   Dormentes.

  1. 11/08/2008 às 18:31

    Adorei!! Lindos versos… Este particularmente me encantou….

    “Meu Deus Com posso eu
    em meio à tanta tristeza,
    vislumbrar suavidade,
    descobrir tanta beleza.”

    PArabéns!

  2. 13/09/2008 às 20:09

    Adorei Ju! É assim que eu gosto, blogs com autoria.
    Valeu
    Abs.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

