Antonímia

Dorme, meu bem,
que no sono há sonhos
e só em sonhos todo anjo é bom.

Dorme para estar com eles,
e chegar-se a boas almas, –
que só em sonhos se pode vê-las,
ser tocado por elas.
Dorme para despertar com certezas
que vêm da calma do sonho bom.

Dorme e sonha
para ser livre,
voar…
Viver intensamente,
atravessar o espelho.

Dormir e sonhar
não é como sonhar acordado.
Dormir e sonhar
é conhecer em detalhes
o outro lado…

Então, fica bem quietinha
aí, na sua caminha,…
e dorme…

Dorme e sonha…

Em nenhum outro lugar
haverá tanta liberdade,
ou tamanho movimento;
dorme,
que no sonho
todo desejo é verdade.

Dorme e sonha
para encontrar respostas,
estar frente a frente
com elas,
e ao despertar…
esquecê-las.

Dorme e sonha, meu bem,
que o futuro já vem,
e dele nada se sabe.

Dorme e sonha, meu amor,
com a cor da felicidade…
Há muito riso no sonho,
e todo o perdão que é preciso.
Em sonhos não há saudade.
Em sonhos não há o que lhe falte,

E ao despertar,
procure lembrar
do seu sonho,
que sonho, meu querubim,
é artigo em extinção,
primo-irmão da utopia, –
e nem todo sonho
se compra,
se vende,
ou se guarda
em filme
ou fotografia.

Dorme e sonha, querida,
que em sonhos
a vida é mais doce,
mais leve,
mais bela,
mais vida…

Dorme e sonha,
que é de prata o cordão,
de carne o umbigo,
e de ouro os contrários
que a mantem flutuando.

Não,… não…
Sonho é sonho;
não é de verdade…
Mas também não é brinquedo, –
só quem aprende o que é sonho
sabe o que é pesadelo…

E só em sonhos
há um deus de plantão
a ouvir e atender
todo apelo.

Mas esta…
é uma outra história
que um dia vovó lhe conta…

Agora, dorme…
e sonha…

ju rigoni (2003)

Imagem obtida AQUI.

Esta semana Assis, do Blog do Assis, e Daniela, do Mundo Insano, enviaram ao “Fundo” um Meme Musical. Para conhecer a música do “Fundo” basta clicar AQUI.
Obrigada, Assis! Obrigada, Dani! E perdoem a demora, mas precisei fazer uma pequena viagem, motivo da minha ausência nos últimos dois dias.

Também fui convidada pela Maria, do Coisas de Maria, para falar sobre algumas memórias da infância, – uma brincadeira, criada para lembrar o Dia da Criança, que eu postei na mesma página do Meme Musical.  Bem AQUI.

Visite também
Fundo de Mim IINavegando…, DormentesMedo de Avião.

  1. 10/10/2008 às 15:46

    Tem um meme dia das crianças para vocÊ lá no blog. Bom final de semana.

    Abraços

  2. 12/10/2008 às 4:22

    Poesia é sempre bom e essa fala sobre criança. gostei muito. Abraços

  3. 13/10/2008 às 1:35

    Bateu uma saudade desses meus tempos de criança… era só paz, tal como este poema me transmite!

    Beijos de uma boa noite

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

