Parábolas

mell6

Quarenta dias no deserto
e ei-lo desperto,
mas ainda ao chão.

Levanta-te e anda! –
ordena o poeta ao poema…
E a palavra se cumpre.

Infinitos poemas
em um só.

Num mesmo poema,
o poema do poeta
e o poema
que o leitor interpreta.

Num mesmo poema
universos estranhos
ao seu autor…
e tão íntimos
do mais íntimo
de cada leitor…

O autor lambe
e libera a cria
e o leitor a recria –
somando poesia
a poesia.

Um poema
é pão e é vinho, –
é milagre da multiplicação,
o milagre dos milagres.

O autor de um poema
é papel em seu papel.
Ferramenta que desperta
inconscientes poetas
sob um conhecimento
formal ou mutilado,
ou, na falta deles, na agonia
do parco entendimento…
na simplicidade de um saber
que é pura emoção.

Ao escrever um poema
o poeta comete o pecado
da sedução, –
conduzir o leitor
para dentro de si mesmo
a desvendar,
revelar
sua própria e latente poesia.

Poemas não têm asas,
poemas são asas…
De grande envergadura.
Revestidas das penas da liberdade…
de interpretação, –
vôos
acima, abaixo, ou ao nível
da intenção do autor
de um poema.

Um poema é sol
a lançar sua luz
em maior ou menor intensidade.
É possível sabê-lo
sem sequer olhar para ele.
É possível tê-lo diante dos olhos
e não vê-lo.

Poemas não são bons filhos, –
à casa jamais tornarão.
Não como dela saíram…

Já não sabe o poeta
por onde anda o poema…
aquele poema…
o seu poema…
o poema que escreveu.

Atingido
por uma, dez, mil…
experiências diferentes –
desavisadamente poéticas -,
perdeu-se
onde devem perder-se
todos os poemas
do mundo…

Levanta-te
e anda!

ju rigoni (1992)      

Foto Mell

Visite também Fundo de Mim II,  Dormentes e Navegando…

  1. 14/11/2008 às 15:32

    Ju, bom dia!

    Em seu belo poema você diz…

    “O autor lambe
    e libera a cria
    e o leitor a recria –
    somando poesia
    a poesia.”

    Sempre pensei isso. Pra mim, metade do poema é o que está escrito e a outra metade é a interpretação do leitor. E o leitor acrescenta, redimensiona o poema, conforme sua carga cultural e emotiva. Tem leitor que descobre facetas numa poesia, que nem o autor sabia que havia. Isso é maravilhoso.

    E você, como sempre, surpreendendo e encantando.

    Grande abraço, Poetisa!

  2. 15/11/2008 às 0:31

    Ju, é tarefa por demais ardua não desejar sentir seus poemas, comê-los.
    Caramba, esse então!!!

    Talvez o que mais me identifiquei, até agora… coisa de descompasso de coração.

    Que o poeta supremo possa, no renovar das misericórdias, te encobrir de versos, versos e mais versos.

    bjsssssss

  3. 15/11/2008 às 1:12

    Realmente fico encantada com sua poesia, sua maneira clara de dizer em versos sentimentos tão diversos. Não me cansarei de repetir isso.
    Levantou-se e andou, e vai comigo numa pedaço dessa estrada.
    ABÇão.
    Margareth Duval

  4. Samantha
    15/11/2008 às 2:39

    Nossa Ju…
    sem fôlego eu estou diante de suas palavras… sábias palavras.. DOM DE DEUS.
    Um poema é tudo mesmo, é pão, é vinho, é luz, é sol, é filho… enfim…
    Qdo eu crescer e for gente grande, quero escrever que nem vc amiga hehehehe
    beijão

    PS.: tenho acompanhado o Metáforas, mas não consigo postar meu comentário lá 😦

  5. 16/11/2008 às 7:44

    É verdade, Ju. Por onde andam os poemas perdidos? Criaram asas para nos encontrar e nos encantar. Adorei o poema! Beijos pra ti.

  6. 16/11/2008 às 7:45

    Ah, esqueci de dizer: linda a fotografia da Mell!

  7. 18/11/2008 às 15:17

    Talvez eu esteja sensivel hj, ou talvez esse seja uns dos poemas mais lindos que já li! A obra do poeta, o maior de todos os poetas, o criador de todos os poetas…. linda homenagem! Parabéns! Bjus

  8. 19/11/2008 às 3:12

    Querida Ju, cheguei aqui para agradecer tua visita e tuas palavras, e encontro “Parábolas”, essa beleza de poema, no qual nem sei bem se me encontrei ou se me perdi… Dizer o quê?! Já disseste tudo que poderia ser dito… Parabéns, minha amiga, aplaudo de pé!
    Grande abraço.
    Bjs.

  9. Samantha
    26/11/2008 às 22:37

    Oiê…
    dei uma sumidinha, mais to de volta
    Passa lá no blog amiga… tem MEME pra ocê de novo tá rsrsrs
    beijão

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

