Verve

pulso_by_sotoxic 2
Eu leio,
e a mente em alerta
apresenta-me rostos,
corpos, expressões, cenários,
situações…
Mergulho no mar
dos meus sentidos…

Eu leio
e, quando o faço,
cresço.
Sou muitos…
Sou tudo e todos.
Emprenho-me!
Sou útero em gestação perene, –
abrigo, estímulo, alimento,
à palavra do artista que
concebeu as palavras
que leio…

Eu leio
e vivo as vidas
que nasceram do amor
entre autor e palavras…
Nas teias do fascínio,
interpreto-as ao meu jeito, –
amo, odeio, invejo, desejo…
morro as mortes descritas,
mas ao meu modo de morrer…

Deixo correr em minhas veias
o sangue de tipo estranho
que ensina ao coração
uma nova maneira de bater…
Sorvo o que, de antemão, já sabia,
e absorvo o que não saberia…
se não me permitisse ler.

As vidas que leio
são do autor,
mas também são minhas.
Minhas?…
Minhas e de tantos outros
que vivem em mim,
e que eu li, leio e releio,
num prazer insano…

Eu leio e ganho nova vida
em vidas que só podem existir
onde começam as minhas, –
as que vivi e as que vivo,
e que, ao morrerem,
imortalizaram-se,
e imortalizam-se
porque…
leio
e lerei
até quando me permita esta vida,
tão comum, tão mortal,
e que penso ser só minha…

ju rigoni (1989)

Foto-Arte Bernardo Castanho
Visite também  Fundo de Mim IIDormentes e Navegando…

  1. 19/05/2009 às 11:27

    O melhor de escrever é que temos que ler depois…
    Cada palavra, cada letra, cada livro, cada sensação. Única. Intensa. Sublime.
    Ler é aprender, apreender, multiplicar e multiplicar-se.
    Por isso gosto tanto de ler você…
    grande abraço!

  2. intervalo
    21/05/2009 às 7:55

    teu espaço é aconchegante por isso venho sempre aki,agradeço teu carinho estou dando primeiros passinhos neste universo(blogs)srsr.beijosss

  3. 23/05/2009 às 18:34

    Que belo poema.

    @dis-cursos

  4. 26/05/2009 às 1:42

    Nunca fui um um grande apreciador de poemas,nem entendido em poesia.Mas alguns conseguiam me prender, me fascinar pela facilidade com que sabiam lidar com as palavras.A eloqüência, a riqueza de de expressões, tudo em uma harmonia que é quase musica.Ou a musica é poesia
    intangível?
    Se você fosse uma concertista de piano, eu diria que é uma virtuosa.
    Quem me dera o ter esse dom sagrado de tecer palavras.Quem me dera poder tocar um instrumento.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

