Início > Comportamento, Poesia, Preconceito, Reflexão > Da Cor Inexistente…

Da Cor Inexistente…

7032459_ecba1063081

Meus olhos negros
são tão azuis quanto os seus, –
olhos da cor do mar,
negros como os meus.

Mas o mar é mesmo azul?
Pergunte ao céu!
Pergunte ao sol!

Minha pele morena
conta histórias de outras peles,
outros ares…
outras terras,
outras línguas…
Aromas, paladares, –
deidades
que na paleta da natureza,
mãe de todas as cores,
comungam a mesma verdade.

Cores…
À luz, revelam-se,
mas em sua ausência
amam-se, –
unem-se em emoção única.

Meu sangue é brasileiro,
libanês, italiano, africano,
português, boliviano,
francês, japonês…
Meu sangue é só isto…
Só sangue!

Palavras
dão nome à cor sim.
Mas palavras
não têm cor, não.
Palavras são
como deveriam ser
todos os homens
que insistem em dar cor,
números, fronteiras
a palavras e Homem.

Minha cor
é fruto da árvore
– ora amor, ora libido –
que cresce em tantas outras…
Florestas que se plantam
não apenas em camas,
ou em chamas ardentes
que, indiferentes,
aquecem e deitam ao chão
tantas questões à mesa.
Florestas também semeadas,
paridas,
no leito do preconceito.

De um modo ou de outro,
florestas que multiplicam-se
ininterruptamente…

Minha cor
é a cor do mundo.
Minha cor
e todas as cores
que a ignorância,
travestida em poder,
transforma em arma cruel
para distinguir seres humanos
de seres humanos.

Cor,
como a alma
e o amor ao próximo,
é lição
da qual o homem apropriou-se,
mas não aprendeu.

Nos livros da vida,
mais que nos da escola, –
mais ignota que desconhecida,
a aula de Transparência.

ju rigoni (1985)

Imagem obtida AQUI.

Visite também Fundo de Mim II e Dormentes.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

