Lembranças em Sépia

.

.

– Juízo, hein meninas!… -, recomendava Vó Dinha a mamãe e Tia Mercedes quando iam para a escola que ficava num lugarejo perdido no tempo bem pertinho da fazenda.

Era a Preta Bá quem as acompanhava todos os dias. Ciosa de seus deveres, enquanto “nhazinhas” estudavam ela matava o tempo sentada em frente à tendinha.

(Anos depois, Tia Mercedes mostrou-me uma das primeiras telas que pintara. Lá estava uma preta velha e roliça, descalça, sentada numa espécie de calçada de um barro amarelo, – as pernas displiscentemente entreabertas, guardando a roda do vestido. Um pano branco amarrado à cabeça, um fiapo de capim entre os lábios muito grossos, quase encostados no nariz abatatado, e o olhar perdido no tempo.)

Quando o velho sino tocava, Preta Bá cuspia o matinho, trazia os cavalos até a porta da escola. Ajudava as meninas a montar. Depois abria e içava, primeiro, a sombrinha de mamãe, em seguida a de Tia Mercedes que ficava a observá-la como se faltasse alguma coisa…

Preta Bá acercava-se então do cansado Pacífico. Dava as costas para o lado do animal, colocava o calcanhar no estribo, e ficava subindo e descendo numa tentativa vã de alcançar a sela.

– Acode, nhá Teresa!

Tia Mercedes olhava de modo travesso para mamãe enquanto corriam a prestar socorro à tão amada Bá. Depois de finalmente acomodá-la sobre o cavalo voltavam a montar, – sozinhas e com desenvoltura.

E lá iam as três no lento trotear…

ju rigoni (sem registro de data)

Imagem em Pastel Seco – de Tatiana Pailos

.

Visite também

Fundo de Mim (no blogger), Dormentes, Medo de Avião

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: